22/11/2024 -
11h17Desembargadora do TJMG participa de conferência internacional na ÍndiaEvento reúne magistradas e magistrados de todo o mundo para discutir o futuro das crianças
A 25ª Conferência Internacional de Chefes de Justiça do Mundo se iniciou na quarta-feira (21/11) e se estende até domingo (24/11) ( Crédito: Divulgação TJMG )
A 25ª Conferência Internacional de Chefes de Justiça do Mundo, que está sendo realizada em Lucknow, na Índia, reúne magistradas, magistrados e especialistas de vários países para discutir os desafios globais e abordagens para a garantia de um futuro melhor para as crianças. O evento, que se encerra no domingo (24/11), conta com a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Valéria Rodrigues, integrante da 9ª Câmara Criminal.
A Conferência Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo (ICCIW) é uma reunião anual, organizada pela City Montessori School. Neste ano, as discussões têm como tema central “Governança global para o futuro das crianças”. Estão sendo debatidos o papel dos sistemas judicias nas propostas de reforma das Nações Unidas e sobre um futuro onde a unidade, a paz, a Justiça e a democracia prevaleçam no cenário internacional.
Além de exposições e plenárias, a programação do evento conta, entre outras atividades, com sessões paralelas que concentram debates em torno de cinco eixos temáticos: “Transformando a Governança Global”; “Paz Internacional e Segurança”; “Desenvolvimento Sustentável e Ação Clima”; “Ciência, Inovação Tecnológica e Cooperação Digital”; e “Juventude e Gerações Futuras”.
Paz e segurança
A desembargadora Valéria Rodrigues afirmou que "ter sido convidada para participar da 25ª Conferência Internacional de Chefes de Justiça do Mundo é uma grande honra e responsabilidade, principalmente por eu representar o meu País e a Corte mineira. É um grande aprendizado ouvir e interagir com os magistrados de todo o mundo, unidos no mesmo objetivo de oferecer um futuro de paz e segurança para todas as crianças".
A magistrada observou que o Judiciário é o garantidor dos Direitos das Crianças e Adolescentes, devendo desenvolver ações para prevenir violações praticadas contra esse público. "Foi uma grande emoção falar para magistradas, magistrados e estudantes indianos sobre as ações e práticas desenvolvidas pelo TJMG e que focam a prevenção e o combate à violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes, por meio da promoção de ações educacionais", afirmou.
Na avaliação da desembargadora Valéria Rodrigues, a responsabilidade do Poder Judiciário na garantia e na promoção dos direitos infantojuvenis “é prioridade que se requer”. "Somente por meio da educação teremos um mundo livre de guerras, violência e desigualdades", disse.
A desembargadora Valéria Rodrigues falou para magistradas, magistrados e estudantes indianos sobre as ações e práticas desenvolvidas pelo TJMG no âmbito da Infância e Juventude ( Crédito: Divulgação TJMG )
Causa infantojuvenil
A carreira da desembargadora Valéria Rodrigues é marcada por sua atuação pela causa da Infância e da Juventude. A magistrada foi titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte por 13 anos, de 2005 a 2018, quando tomou posse como desembargadora do TJMG. Antes disso, atuou nas Comarcas de Conselheiro Lafaiete, Piranga, Passa Quatro, Miraí, Araxá e Muriaé, tendo sido promovida para a Capital em 2002.
Nos biênios 2018/2020 e 2020/2022, a desembargadora foi superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), órgão permanente de assessoria da Presidência do TJMG.
A Coinj foi criada considerando a prioridade de atendimento à criança e ao adolescente, diante da necessidade de coordenação de políticas públicas, no âmbito do Poder Judiciário, relativas à Infância e Juventude.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial